Pages

A Saga das Descendências de Famílias Pioneiras

É um livro das Histórias de Famílias que envolvem descendências portuguesas e italiana: os Ávila, os Braga, os Vieira e os Tosta.

É um resgate histórico das origens dessas Famílias, cujo passado e memória, acaba se diluindo e se perdendo inexoravelmente com o tempo.

A saga dos Ávila, parte do século XVI, início da colonização do Brasil e fundação da cidade do Salvador, percorrendo uma trajetória de vida, com aventuras, riscos e mortes, até chegar à cidade serrana de Petrópolis, na época da Monarquia do Segundo Império do Brasil.

Os Braga são originários da região de Braga, noroeste de Portugal, na fronteira com a Galícia.

O ramo pioneiro da família Braga, se estabeleceu em Minas Gerais, na época da mineração e “corrida do ouro”, da região de Ouro Preto e Mariana, nos idos do século XVII, deixando descendente em Areal, distrito de Petrópolis na Fazenda Morro Grande, na pessoa de Agostinho Braga.

Os Vieira são do século XIX, com destaque para a pessoa do Major José Vieira, antigo proprietário da Fazenda Córrego Seco que fvendeu ao Imperador D. Pedro I, dando origem a cidade de Petrópolis.

Já a Família Tosta, é de origem italiana, de Nápoles. Imigraram à convite da Monarquia em 1830, para trabalhar em regime de colonato, no ciclo do café, que se iniciava no Vale de Paraíba do Sul, no Estado do Rio.

Chegaram ao Rio de Janeiro à bordo do Vapor Mar Mediterrâneo, oriundo do Porto de Gênova, na Itália.

Este livro foi lançado em 20 de dezembro de 2003 em Petrópolis, para os descendentes, reunindo aproximadamente 100 integrantes das famílias: Ávila, Braga, Vieira e Tosta.

Nº de páginas: 190

17 comentários:

Unknown disse...

ola, eu tenho a metade deste livro, que me fora fornecido pelo meu falecido tio Jacy tosta.

Infelizmente o meu nome e de meus irmãos não constou neste livro, tendo sido encerrada a descendência com o meu pai Maurício conforme página 153.

Gostaria muito de obter um exemplar deste livro, seria possível?
aguardo.

Eu estou montando a árvore genealógica da nossa família, pois tenho acesso amplo a muitos dados de cartórios do mundo todo, bem como outras informações desta natureza.

Aguardo.

Unknown disse...

meu email é thiagosantostosta@yahoo.com.br

Unknown disse...

Tenho interesse em uma cópia, se possível. Meu e-mail dr.jbtosta.psicanalistaclinico@gmail.com

Unknown disse...

Se possível eu tbm gostaria de uma cópia por favor! mabarbosa2710@gmail.com

Demilton Tosta disse...

Também gostaria de uma cópia deste livro. demiltons@yahoo.com.br

quezia disse...

Também gostaria de adquirir o livro. Meu contato é queziatosta@gmail.com

Unknown disse...

Por favor, seria possível adquirir uma cópia deste livro?

Unknown disse...

Seria possível uma cópia do livro? Procuro descendentes de Ávila.

Unknown disse...

Senhor Almir, boa tarde!

Por favor, quero adquirir um livro, onde posso encontrar?

Marcos Tosta

Jaque disse...

Eu tb!!!

Unknown disse...

Gostaria de saber mais sobre os tostas .
Tenho orgulho do meu nome .
Tenho interesse em saber
mais.
Sônia TOSTA

Unknown disse...

Gostaria muito de adquirir este livro.

Unknown disse...

Gostaria muito de adquirir um exemplar deste livro.

Unknown disse...

Bom dia parentes! Sou João Santana Tosta, natural de Salvador, filho de Geraldo Carvalho Tosta, natural de Muritiba-BA e de Maria Dionísia de Santana Tosta, natural de Saubara. Gostaria de obter um exemplar do livro sobre a genealogia da família Tosta. Aguardo contato.

Unknown disse...

Como faço para ter uma cópia do livro???
Eu gostaria muito!!!

Tatiane Guimarães disse...

Por gentileza , como faz para adquirir o exemplar ? Grata 🙌🏼

Tatiane Guimarães disse...

Prezados , meu bisavô se chama Joaquim Justino Tosta, meu avô Altaur José Tosta e muitos de minha família possuem o sobrenome Tosta. alguém aí da região de Minas Gerais , mais precisamente Uberaba , Triângulo Mineiro ? Gratidão 🙏🏼

Postar um comentário